Translate

PROCLAMAÇÃO AO POVO BRASILEIRO

PROCLAMAÇÃO AO POVO BRASILEIRO

A COFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL – CMSB, representando mais de 110.000 maçons filiados às vinte e sete GRANDES LOJAS MAÇÔNICAS de todas as Unidades Federativas do Brasil, reunida em sua XL Assembléia Geral Ordinária, nos dias 2 a 6 de Julho de 2011 na cidade de Aracaju – SE, conclama o Povo Brasileiro para que, unidos continuemos na defesa intransigente da ética e da moral, propugnando ainda pelo efetivo envolvimento de todas as Grande Lojas Confederadas nos seguintes assuntos de interesse nacional:

1 – Priorização das políticas de educação no País, com alteração substancial no modelo existente, e com a participação direta e efetiva da União Federal em todos os níveis, inclusive com revisão do pacto federativo.

2 – Institucionalização de políticas preventivas e educacionais de combate ao uso de drogas, voltadas ao público infantil e juvenil na área de abrangência e atuação das Grandes Lojas Brasileiras.

3 – Estabelecimento de parcerias com o Governo e com a sociedade organizada na implementação de políticas públicas de defesa das crianças, adolescentes e proteção a velhice.

4 – Participação efetiva nos projetos de proteção ao meio ambiente através de políticas que garantam a sua preservação, a qualidade de vida da população e ao mesmo tempo possibilite o desenvolvimento sustentável.

Aracaju – SE, 06 de julho de 2011

José Walter Rodrigues dos Santos

Sereníssimo Grão mestre da M.R.

Grande Loja do Estado de Sergipe e

Presidente da XL Assembléia Geral

Ordinária da C.M.S.B.

Nathaniel Carneiro Neto – PGM

Secretário Geral

E mais assinam

Os 26 Grão Mestres das demais 26 Grande Lojas do Brasil

domingo, 22 de abril de 2012

Entrada do Novo Estandarte



O ESTANDARTE da Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Simb.·. “Acácia 20 de agosto” foi desenvolvido segundo as mais antigas e tradicionais normas da heráldica maçônica.
A começar pelo seu formato, que segue desenho típico de estandartes da época da construção das grandes catedrais medievais na Europa, guardando, inclusive, a venerada razão áurea nas suas proporções, eis que mede 87, 5 cm de largura e 141,6 cm de comprimento total, o que se traduz na constante PHI, presente em toda a geometria sagrada do universo: 1, 618, a mesma relação da Série de Fibonacci, das espirais galácticas, das conchas de caracóis, da expressão máxima da beleza em um rosto humano, dos acordes de música renascentista ...
Sua cor predominante é o azul, tradicionalmente vinculada à maçonaria, o mesmo azul que adornava, por ordem de Jahvé,  os tzitzit dos religiosos hebreus (as franjas rituais usadas nos quatro cantos do tallit, o chale de oração), e que nos remete às franjas azuis do avental do Mestre Instalado.
Era a cor mais buscada na antiguidade, por sua raridade, uma vez que derivada de um raro molusco daquelas plagas.
Ao se perder o conhecimento de sua confecção, passou-se a usar essas franjas e nós na cor branca...
A encimar o que vai inscrito no seu corpo, temos a tradicional referência ao Grande Arquiteto, o Deus de cada um dos Maçons, na frase em latim, em letras latinas, tal como era grafada pelos Mestres Comacines da Lombardia, ou, ainda antes, pelos precursores dos modernos maçons, os construtores que acompanhavam as legiões romanas: “AD UNIVERSI TERRARUM ORBIS SUMMI ARCHITECTI GLORIAM”, ou seja: À Glória do Supremo Arquiteto do Universo.
O centro de atenção do estandarte é, porém, o BRASÃO da loja, figura derivada diretamente de seu SELO ou TIMBRE (Chancela), o que confere aos três emblemas da loja a unicidade ou identidade única que se espera de uma logomarca.
Para possibilitar ao observador, de pronto, de imediato, o reconhecimento desta loja específica, a figura central é constituída por um par de ramos de acácia, a planta da árvore sagrada dos antigos egípcios, dos hebreus, dos maçons, conhecida por sua madeira incorruptível, que resiste ao tempo, da qual teria sido feita a Arca da Aliança, e a própria cruz em que foi sacrificado o Mestre dos Mestres.
Foi a planta por excelência que escolhida para marcar um determinado sepulcro.
Sob “a sombra da acácia”, as das grandes luzes da Maçonaria, o Esquadro da materialidade e o compasso da espiritualidade, armados no grau de que conhece as qualidades da acácia.
E, finalmente, em seu interior, a simbolizar alegoricamente nosso 2º Grão-Mestre, o Irmão Guatimozim, o Mestre Maçom que proclamou nossa Independência, nascida nas lojas maçônicas naquela data de 20 de agosto, e que frutificou no 7 de setembro, trazemos o Brasão do nosso 1º Imperador e irmão.
Seguem-se a data de nascimento desta Augusta Oficina e sua vinculação à Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, que lhe outorgou sua Carta Patente, seu brevê constitutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ é Filho do UNIVERSO

Desiderata

TUDO PASSA - CHICO XAVIER

Aguias que Falam